domingo, 5 de dezembro de 2010

iPad x Galaxy Tab: uma comparação de verdade

Semana passada tive contato pela primeira vez com o Samsung Galaxy Tab, o principal concorrente do iPad no mercado de tablets.
Achei uma experiência diferente do iPad, principalmente pelo tamanho e peso. Ao mesmo tempo que dá um conforto no uso, dá uma impressão de estar mexendo num smartphone gigante, pois o tamanho (7") chega perto do smartphone Samsung Galaxy S que tem 5".

Montei a tabela abaixo com os requisitos que mais me interessam num tablet e a comparação entre os dois.  Nada de ficar discutindo detalhes muito técnicos, por isso fiz a comparação numa visão que os usuários devem presar na hora de optar por um dois dois.

Quem estiver interessado em adquirir um, esta tabela pode ajudar na decisão.


iPad
Galaxy
 Tab
Vencedor
Comentário
Tamanho
9,7”
7,0”
Empate
A tela de quase 10” do iPad proporciona um conforto em seu uso, contudo o tamanho menor do Galaxy Tab  o permite ser mais leve e discreto, mas não dá pra por no bolso como o David Pogue diz! Então você vai ter que carregá-lo na bolsa ou não mão de qualquer forma.
Peso (g)
730
380
Galaxy Tab
Praticamente metade do peso. Segurar o iPad com uma mão apenas pode cansar o braço, além disso, o tamanho do Galaxy tab pode facilitar a digitação com uma mão apenas, ao estilo smartphone.
Tela
LED IPS
LCD TFT
iPad
A principio a tela do Galaxy tab parece refletir menos a luz, mas parece que ela é um pouco mais “áspera” que do iPad que é muito mais lisa, facilitando o uso do Touch e dando mais conforto visual na navegação.
S.O
iOS
Android
iPad
O Android parece ser um bom S.O mas o iOS tem uma navegação muito mais intuitiva. O Android parece ser meio “quadrado” que me lembra games 8 bits (com fundo azul me lembrou Super Mário na hora!), enquanto o iOS é tem os ícones mais arredondados que dá um visual mais “deluxe”.
Recursos
---
---
Galaxy Tab
Câmera frontal e traseira, chamadas de voz, vídeo conferência. Se a Apple já tinha este projeto pro Iphone 4, por que não aplicou no iPad? O Galaxy Tab ainda tem entrada para SD e MicroSD.  
Aplicativos
Itunes App Store
Android Market Place
iPad
A quantidade de aplicativos na App Store é imensamente maior não só pelo fato de existir desenvolvimento desde 2008, mas também por grandes empresas de marketing e mídias como jornais e revistas preferirem o iOS para desenvolver seus aplicativos por entender que o público do iOS é melhor consumidor para tais.
Pontuação Final
4
3

Vitória do iPad, mas com placar apertado, aos 47 do segundo tempo com 1 jogador a mais!

Post atualizado em 06/12/2010
Eu havia me esquecido de um detalhe: O Galaxy Tab tem TV digital embutido, sendo assim, ponto para ele.
Com essa nova pontuação conseguida no tapetão, a competição fica empatada em 4 x 4, ou seja, esse blog se isenta de escolher um vencedor! rsrsrsrs...


Qual devo adquirir?

Quem quer um tablet para uso doméstico e diversão, o iPad seguramente é a melhor solução. Se você já tem um iPhone, está mais propenso ao iPad por ter uma plataforma única além de poder usar os aplicativos adquiridos nos 2 gadgets.
Já pra quem está procurando um tablet pra uso mais corporativo, o Galaxy Tab parece ter mais produtividade no trabalho em comparação com o iPad.

Mas uma coisa é certa: Hoje nenhum tablet substitui o Notebook!

Nenhum comentário:

Postagens populares