domingo, 13 de janeiro de 2013

No meu DNA de maçã, há um gene de janela

Hoje sou um feliz usuário da plataforma Apple. Tenho o quadrado mágico dos gadgets (iPad, iPhone, Apple TV e Macbook Pro).
Nem por isso, não nego que sempre gostei do Windows e de sua mamãe, a Microsoft. Passei uns 15 belos anos nesta plataforma que revolucionou o mundo da computação até os anos 2000.

Acho que a MS andou dando uma pisada na bola um tempo atrás, não por falta de qualidade, mas por falta de adaptação ao novo mercado, deixando de inovar e apenas renovando seus produtos.

O Windows 8 trouxe a Microsoft de volta ao topo da computação pessoal. Aquele visual Windows 95 finalmente foi deixado de lado e deu lugar a uma interface totalmente atual e moderna, trazendo de volta a sua plataforma a turma dos que gosta de qualidade, eficiência e beleza num só produto.

Além da inovação no Sistema Operacional,  outros pontos que se destacam é excelente estratégia de se aliar a Nokia para distribuir sua versão mobile, como também a estratégia de marketing que foi fantástica: Baixo preço de upgrade, comerciais mais moderninhos, merchandising em programas de TV, videoclipes e filmes.


Estou atraído pelo W8. Só não migrei minha máquina virtual ainda pois creio que algumas coisas extremamente importantes no meu trabalho possam não ser compatíveis. 

Sim, no meu DNA de maçã, há um gene de janela.



Um comentário:

Fábio Delboni disse...

Olá Marson, tudo em ordem!?

Concordo com seu ponto de vista que a Microsoft pisou na bola no sentido de adaptação ao novo mercado. Acredito que este seja um perfil que adotaram para não correr riscos... embora vemos pelo tamanho que podem correr riscos. Mas esperaram o momento certo em que o mercado se definiu, e aproveitaram a onda para lançar algo realmente interessante e integrado com os demais produtos.

Quando a revolução até os anos 2000, tratando-se de sistemas operacionais posso concordar que visualmente pararam no tempo, mas somente após a plataforma do windows 2000 que realmente mostrou-se um sistema operacional muito estável, veja o windows XP, praticamente não dá problema, além de leve ainda é muito utilizado hoje, inclusive em VM. Quanto o Windows vista que deveria se chamar prazo rs, pois foi o prazo de lançarem o windows 7 para estabilizar este. Também gostei muito da plataforma Windows 8, mas ainda não concordo que aquele padrão windows 95 ainda tenha sumido, bastando clicar em área de trabalho ele está lá.
Voltando ao assunto ano 2000, vemos hoje o banco de dados SQL muito eficiente, arrisco dizer que empata com o Oracle em desempenho, ao menos para pequenas e médias empresas... além de exigir menos hardware e qualquer estagiário (sem desmerecer) consegue administrar facilmente este.
Referente a plataforma .net não existe o que discutir, também aproveitaram a onda do Java, para criar algo compatível, e na minha particular opinião ainda melhor. Com total integração entre o sistema operacional, ferramentas office que mata o VBA, além poder usar outras linguagem melhor que o VB, que é o C#. Falando mais de .net, também é utilizado em games do XBOX, e muito mais produtivo em desenvolvimento que qualquer linguagem como o android, para windows phone 7 ou 8 no modelo arrasta e solta, clica no componente acessa os seus properties e insere eventos.

Quanto ao Windows 8, também o que me chamou mais atenção foi o segundo desktop (digamos assim) que integra sistema operacional, tablet e telefone celular.

Postagens populares