sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Apple reinventa o livro didático e apresenta o futuro da educação

A Apple havia convocado a imprensa para o keynote de ontem para tratar um assunto relacionado à educação. 

Como os rumores sempre vêm e vão, após o evento concluído, podemos finalmente falar sobre o que foi apresentado:

1. Lançamento do iBooks 2: Não é um novo app, mas sim uma atualização do app iBooks, usado para a aquisição e leitura de livros. O iBooks foi atualizado para permitir a compra e visualização do futuro dos livros…o Textbook.

2. iBook Textbooks for iPad: Todo mundo vem discutindo as possibilidades dos tablets serem utilizados nas escolas. A Apple, novamente transforma o futuro em realidade, reinventa os livros didáticos através dos Textbooks for iPad. 
Basicamente, trata-se de um novo conceito de livros para o iBook com as mesmas caracteristicas das revistas lançadas para o tablet, com animações, multimídia, etc.
Há alguns recursos bem interessantes para os alunos, como por exemplo, a possibilidade de fazer anotações nas páginas para posterior consulta, grifar parágrafos, etc. (finalmente, a garotada vai poder "rabiscar" os livros sem precisa se preocuparem com os pais!).
Como a idéia é carregar no iPad dezenas de livros, além do próprio caderno para anotações, as mochilas escolares podem começar a se aposentar!

3. iBooks Author: Foi disponibilizado também um aplicativo para o Mac OS que permite a criação de livros de forma simples e disponibilização no iBooks para todos acessarem.
Com comandos simples, textos do Word, drag and drop e uma rápida formatação, qualquer um (professor ou aluno) poderá criar um livro e quem sabe, um trabalho escolar, através do recurso iBooks Author.

4. iTunes U app: o iTunes U, que é uma espécie de biblioteca de cursos do iTunes, virou aplicativo e agora permite que professores criem e disponibilizem cursos online para seus alunos em audio ou video através do app.

Você pode conferir no site da Apple (US) mais detalhes sobre as novidades anunciadas hoje.

Confira abaixo um vídeo oficial da Apple sobre as novidades de hoje:



Bem-vindo ao futuro da educação!

PS: Eu estudei em escolas com lousa verde, giz, mimeógrafo e professores copiando textos do livro para a lousa e obrigando aos alunos copiarem da lousa para o caderno, so, enjoy it!

Nenhum comentário:

Postagens populares