domingo, 3 de julho de 2011

Finalmente uma rede social organizada!

Minha principal reclamação sobre o Facebook é a bagunça da timeline. Dependendo da quantidade de amigos que você possui, fica impossível acompanhar as atualizações de 1 dia.
Mesmo a criação de grupos parece não ser eficiente. Eu praticamente não uso tal recurso (eu praticamente não uso Facebook).



Acredito que o Google deu uma atenção especial neste aspecto (organização) e criou ferramentas no Google+ para que finalmente tenhamos uma rede social organizada.

Destaco alguns pontos muito interessantes sobre o Google+:

1. Criação de "círculos" de relacionamento que permite organizar de forma bem fácil (drag´n drop) seus contatos e acompanhar e compartilhar informações por círculos.
2. Desenvolvido em HTML5 o que torna a navegação compatível em qualquer dispositivo.
3. Interface simples, limpa e bem intuítiva. Facilita a compreensão das ferramentas e incentiva seu uso (diferente do falecido Google Wave).
4. "Acoplado" ao GMail, Agenda, e outros serviços do Google através da barra superior (notaram que ela mudou de cor dias antes do lançamento do Google+?).
5. Interface mobile bem completa, ou seja, não precisa de um aplicativo especifico para navegar pela rede social.
6. Bônus Android: Integração nativa com a camera, que permite envio instantâneo das fotos tiradas do smartphone para o Google+

Destaco alguns pontos negativos:

1. A timeline é cópia cuspida e escarrada do Facebook. 
2. Por ser nova, não há nenhum tipo de integração com outros serviços para compartilhar, o botão +1 por enquanto é a única opção.
3. Convites: Odeio o sistema de convites. Quero que meus amigos usem logo esta rede pra que eu possa ter um lugar organizado.

Módulos do Google+
Achei bacana a divisão do Google+ em módulos, o que facilita a compreensão dos seus recursos e permite um uso gradual da ferramenta, pois não é tudo misturado numa coisa só.

+ Círculos
É por aqui que seus contatos são organizados. Você pode criar vários círculos para facilitar o acompanhamento e compartilhamento de informações. 
Você pode dividir seus contatos por, por exemplo: Amigos, Colegas de Trabalho, Família, etc. Não se preocupe, um contato pode estar em vários círculos. Meu irmão está em família e em Trabalho!



+Hangouts
Ferramenta para fazer chat de vídeo diretamente pelo navegador, sem a necessidade de instalar msn, skype, ou outro aplicativo qualquer.
O Hangouts permite que até 10 pessoas participem de um chat ao mesmo tempo. 
É uma ferramenta muito bacana para reuniões de trabalho e encontros de amigos online!



+Sparks
O Sparks é uma forma de agregar conteúdo a sua rede através de filtros por palavras ou frases. 
Pra quem usa o Google Alert, a idéia é a mesma. Você registra os assuntos de interesse no Sparks e ele varre a web em resultados sobre este tema.
Acho que essa ferramenta deve evoluir com o passar do tempo, pois por enquanto parece com um filtro de pesquisa salvo no eu browse.



Tive uma primeira impressão ruim quando vi a apresentação, mas ao começar navegar me senti em casa. 
Espero que o Google+ vingue de verdade, para que tenhamos uma opção de Rede Social além do Facebook    e quem sabe assim a bolha de Zuckerberg diminua, porque US$ 100 bilhões... é muita coisa, não acha?

A propósito, quem quiser me add no Google+, meu e-mail é cps.marson@gmail.com

Nenhum comentário:

Postagens populares