segunda-feira, 6 de junho de 2011

iOS 5 vem aí com novidades mágicas!

Acompanho os keynotes da Apple desde que comprei meu Iphone 2G em 2008 e tenho que admitir que este foi o melhor de todos. Muitas novidades "mágicas" como tio Steve gosta de destacar!
Ontem (05/06) estava meio receoso sobre o que a Apple apresentaria neste keynote, pois estava acompanhando algumas novidades do Google e Android que estava fazendo o iOS comer poeira. Mas confesso que o que vi hoje renovou minha confiança na Apple.

Se você espera detalhes de cada novidade do iOS 5, desculpe, não consigo te ajudar muito, mas vamos resumir a Opera do dia:

1. Notifications Center: 
Há tempos o iOS recebe críticas sobre a forma que as notificações são exibidas nos gadgets da Apple. Você recebe um aviso na tela bloqueada e quando desbloqueia, é "mágico", o aviso desaparecia. 
Finalmente criaram uma central de avisos e notificações que concentra e gerencia todas as notificações que você recebe, independente do aplicativo que a gerou. 
Muito esperada esta novidade. Gostei bastante.

2. Newsstand
Este era um dos calcanhar de Aquiles da App Store, assinatura de revistas e afins. 
Agora foi criada uma central de assinaturas que funcionará como uma banca de jornais no seu gadget. 
Estou curioso pra ver funcionando. Será que o app irá mostrar todas as revistas do "mês" pra eu escolher ou ainda vou ter que entrar em cada app de cada revista pra acessar?

3. Integração nativa com Twitter
Por esta nem eu esperava. Aliás, sempre imaginei que seria interessante ter uma integração nativa com o Twitter para postar fotos direto do app Câmera, assim como já há integração com o Youtube para postar um vídeo.
Não espera que esta integração fosse tão completa, inclusive tendo no contato seu endereço do microblog. De praticamente qualquer lugar do iOS é possível compartilhar alguma informação.
Paguei US$ 4,99 do Echofon, será que posso apagar este e todos os outros apps de Twitter? Coitado destes caras...

4. Safari
Gostei da criação de abas (demorou, hein?) e da integração com o serviço "Reading List" que funciona como  um "vou ler mais tarde" onde esta lista é sincronizada com todos os gadgets com iOS. Quem utiliza Read it Later ou Instapaper já está acostumado com isso.

5. Reminders
Finalmente! Não preciso mais criar um evento no meu calendário pra eu me lembrar de comprar mussarela quando for à padaria. Este app permite criar diversas listas de tarefas e pode incluir até locais onde as tarefas devem ser executadas. 
E óbvio, tudo sincronizado com seu Ipad, Iphone ou Macbook.


6. Câmera
Viu o carro do Google Street View e quer tirar uma foto rapidinho? Não precisa mais desbloquear seu Iphone. Duplo click no Home e você pode acessar a câmera e ainda tirar a foto com auxilio do botão de volume!
Zoom através do movimento de "pinça", auto foco, cortar, rotacionar e outras melhorias para aumentar a qualidade da foto. Acho que é o mínimo para um Iphone ter estes recursos. Sempre tive que usar apps diversos para operações simples como uma rotação de uma imagem...

7. Mail
Alguns fru-frus como arrastar o e-mail ou endereço, marcar um item para ler mais tarde, etc. Nada muito inovador.

8. PC Free
Como (quase) tudo estará na nuvem, a sincronização do seu gadget poderá ser feita sem fio, isso inclui também atualizações de firmwares, calendários, etc. Pelo que entendi, a sync é feita via Wi-Fi (pra não torrar seu pacote de dados corporativo!). Isso também parece ser bem bacana.

9. Game Center
Melhorias no Game Center pra descobrir amigos que jogam o mesmo game que você, colocar fotos, comparar pontos, etc. Nada tão "mágico" por enquanto.

10. Imessage
Você curte o WhatsApp? Esse recurso é uma cópia cuspida e escarrada deste app. É uma espécie de messenger dos Apple fanboys que poderão trocar mensagens, vídeos, fotos, contatos e até localização com Iphones e Ipads. Talvez logo isso vá para o Lion também.
O app é exclusivo para estes gadgets, então não pense em deletar seu MSN ainda!



Estas são as principais novidades do futuro iOS 5 que pra meu espanto só vai estar disponível em Setembro! Longe né?

O vídeo abaixo dá uma resumida legal no que vem por aí!


O teclado dividido em 2 ficou show! Sempre assim dificil escrever segurando o Ipad na mão...

A página oficial da Apple com detalhes e imagens de cada novidade, você acessa aqui.

Este keynote foi só pra calar minha boca por desconfiar se o Android estava passando à frente...
Usuários do Iphone 3GS, foi por pouco. Você também poderá utilizar o iOS 5!

Na opinião de vocês qual(is) as melhores novidades? Qual você não vê a hora de usar? A minha é o Notification Center...

Um comentário:

Unknown disse...

Cara, esta tela de notificações está igualzinha ao app que eu tinha quando era Jailbreak, chamava-se Lockinfo.

Postagens populares