domingo, 19 de junho de 2011

Facebook, HTML5 e o Projeto Spartan

Segundo o site TechCrunch o Facebook estaria trabalhando num projeto com foco nos ambientes do sistema iOS. Seu codinome seria "Spartan Project".
Não, não é um projeto para criar aplicativos acessar a rede social do iPhone e iPad. Trata-se do desenvolvimento da plataforma baseada em HTML5 para permitir que os usuários acessem e naveguem pelo Facebook e seus aplicativos sem precisar baixar nenhum aplicativo para tal.
De acordo com o TechCrunch, há uma equipe de 80 pessoas trabalhando nesta nova plataforma.

O objetivo deste projeto é aumentar os acessos de seus usuários através de dispositivos móveis sem depender de "App Stores" da vida, inclusive com suporte aos games sociais como FarmVille e Máfia Wars, uma vez que funcionários da Zynga (produtora destes games) estão envolvidos no projeto.
Através desta plataforma, o Facebook venderia aplicativos (como games) utilizando o meio de pagamento Facebook Credits.

O Guilherme do blog Mundo Itouch disse algo que concordo. O nome do projeto deveria ser Cavalo de Tróia!

A estratégia é muito boa e se for bem executada poderá disponibilizar seus aplicativos (vão chamar assim as frescurinhas do Facebook que consomem seu tempo e sua vida) com iPhone, iPad e até com os dispositivos com o Android.
Este é o conceito de webApp que são aplicativos executados direto pelo browser sem necesssariamente precisar de um aplicativo instalado no dispositivo. Isso reduz custos de desenvolvimento e de quebra você pode ter algo compatível com varias plataformas diferentes.

Alguém experimentou recentemente acessar a page do Twitter pelo seu smartphone? Claro que não né, pois você tem dezenas de app instalados para tuitar. Faça o teste, sua interface foi refeita para dispositivos móveis  usando HTML5 para que o usuário possa acessar o microblog sem precisar de um app.

Twitter versão mobile

Com webApps você pode matar 2 coelhos com uma cajadada só. Se está pensando em desenvolver algo pra smartphones. Não esqueça disso!


Nenhum comentário:

Postagens populares