sábado, 18 de junho de 2011

iTunes Music Washer

É iTunes Match, mas prefiro Music Washer, pois parece mais com um serviço de lavagem de música.
Estou muito curioso de como a industria musical vai reagir quando iTunes Match, novo serviço da Apple entrar no ar, afinal, a promessa de legalizar seus downloads ilegais(?) não é coisa boba, né?

Afinal, o que é o iTunes Match?
É um serviço da Apple que analisa sua biblioteca de músicas, verifica quais destas já possui em sua base de mais de 18 milhões de músicas e disponibiliza pra você com qualidade de 256Kbps e sem DRM. Se por acaso alguma música não for encontrada, ela sobe para o iTunes e passa estar disponível pra você no iCloud.

Assunto polêmico?
Na visão da Apple, aqueles CDs que você comprou e "ripou" irão pra nuvem e você poderá apagar os registros do seu PC ou Mac.
Na visão do resto do mundo, aquelas suas 2 mil músicas que baixou via torrent serão "lavadas" e anistiadas por apenas US$ 24,99 por ano!
Será que a Apple irá pagar os direitos autorias às gravadoras destas músicas anistiadas? 
Será que a Apple sabe a quantidade de downloads ilegais que existe planeta ou ela acha que a maioria compra suas músicas no iTunes.

Fim do download ilegal?
O serviço realmente tem seus dois lados, mas eu acredito que pode servir como um incentivo para passarmos a comprar músicas online,  já que toda nossa base de mp3 pode ser "legalizada", que tal passar a viver "na linha" daí em diante?
Eu não sou muito fã de download ilegal, mas também não sou santo. Aquele que não tiver mp3 ilegal que atire o primeiro byte. Quando este serviço estiver disponível no Brasil, eu certamente vou assinar e quem sabe, admita que o CD físico está morrendo.

Adeus encartes e edições de luxo!

Postar um comentário

Postagens populares