sábado, 30 de outubro de 2010

Windows Phone 7 - A ultima chance da Microsoft?

Nos anos 90, a Microsoft venceu a batalha com a Netscape com o Internet Explorer e tinha o caminho aberto para o novo mílenio, a era da Internet! Mas se acomodou na liderança disparada e não viu quem estava no seu retrovisor.

Foram tantas oportunidades que ela teve de se consolidar de vez no topo, mas talvez a troca de comando (sai Bill Gates, entra Steve Balmer) tenha mudado de vez o rumo da maior companhia de software do mundo.
Posso resumir esta história de avanço e retrocesso da MS em 3 movimentos:


Ipad no ano 2000?
Logo no ano 2000, Bill Gates tinhas nas mãos o Tablet PC, o futuro do computador pessoal. Já pensaram como seria o mundo da tecnologia tendo um "irmão" do Ipad há 10 anos atrás? Quanto será que teríamos evoluído com isso hoje?
Bill Gates visualizava o tablet como gerador de conteúdo ao contrário de Steve Jobs que tem como foco do Ipad o consumo de conteúdo.
Gates insistia (e ainda insiste nisso) que o Tablet necessitava de caneta e teclado. Não pensou fora da caixa!




O Windows Vista
O Windows 3.1 permitiu que o PC fosse pessoal, o Windows 95 foi um marco, o XP, uma revolução.  A evolução do Windows era tão incrível, A Microsoft estava no auge. Mas depois do auge, o resto é descida! E veio o Windows Vista. Um sistema operacional bonito, mas pesado, devagar, complicado de operar.
Ainda bem que hoje temos o Windows 7 pra esquecer o Vista.


Windows Phone 7  - uma nova esperança
Um Iphone Killer (como são conhecidos os concorrentes do Iphone) - literalmente, visto que os funcionários da Microsoft até fizeram uma cerimônia de enterro simbólica do gadget mais famoso do planeta.
O iOS - sistema operacional do Iphone tem uma restrição: Só roda em Iphone!  A Google (A Microsoft do século 21!) enxergou esta restrição e cuidou só do S.O, deixando o hardware para os grandes players do mercado.
A Microsoft resolveu correr atrás do mercado de smartphones, já que seu S.O Mobile ficou pra trás há um tempo.
Segundo a MS, O Windows Phone 7 vai agradar tanto ao publico de uso pessoal como de uso corporativo, dominado (por enquanto) pela RIM com o Blackberry.
O Windows Phone 7 ainda promete suprimir uma grande deficiência dos demais, integrar de verdade o computador pessoal com o smartphone.
É a ultima chance que a Microsoft tem de não parar na sua curva de evolução e acabar estagnando ou morrendo como uma empresa com soluções corporativas que oferece Windows, Office e Internet Explorer para as empresas!

Veja o divertidissimo teaser do Windows Phone 7:

Se o Windows Phone 7  não vingar... neste caso, minha previsão é de 10 anos mais de vida vegetativa e agonizante para a gigante do software do século 20!

Não, não odeio e nem sou contra a Microsoft, muito pelo contrário, acho que não fosse ela o mundo da tecnologia e internet não chegaria até aqui. Gosto muito do Windows 7, do Office 2010, Visio. Ferramentas incriveis... para o mundo corporativo!

Nenhum comentário:

Postagens populares