sábado, 28 de novembro de 2009

O dia em que a música morreu

Quase todo mundo já assistiu "La Bamba", filme que conta a história de Ritchie Valens que tem uma carreira interessante e um final trágico com um acidente de avião em 3 de Fevereiro de 1959.
Mas o que nem todos sabem é que naquela avião, além de Ritchie também estavam Big Booper e Buddy Holly, este último considerado até hoje como um dos precursores do rock.

O que motivou a postar sobre isso é que essa história é o tema central da  canção folk "American Pie", escrita por Don McLean em 1971. Na canção, o autor descreve esta data como "o dia em que a música morreu".
Não existe informação exata sobre o título da canção (American Pie). Alguns dizem que o avião que levava os astros tinha este nome, outros dizem que é uma alusão a uma das mais tradicionais sobremesas americanas, a torta de maçã, dando a entender que o avião estava recheado com o "melhor" da música americana dentro.
Eu acho mais romântico a segunda versão.

Fato divertido: Em 2000, o comediante Americano "Weird Al" Yankovic fez uma "versão Star Wars" intitulada "The Saga Begins", tornando a música a história de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma contada por Obi-Wan Kenobi. Don McLean não só aprovou como participou no clipe.
Veja a letra e tradução de "American Pie"
Veja a letra de "The Saga Begins"
Assista o vídeo no Youtube
Postar um comentário

Postagens populares