quarta-feira, 21 de outubro de 2009

WEB 2.0 Parte I - A internet colaborativa

Você acessa a internet periodicamente para ver seus e-mails, ler as principais noticias do dia, fazer algumas compras e pesquisar alguns assuntos no Google? Há alguns anos atrás você estava na crista da onda da Internet. Hoje, isso são as funções mais básicas da Internet.
Se você não conhece serviços como Blogs, Wiki, Feeds, Twitter, Tags, gadgets e widgets, é hora de uma reciclagem digital pois todos estes termos se referem a serviços da Web 2.0, que é o novo conceito de navegação e conteúdo da Internet.
Ao contrário do que parece, a web 2.0 não é uma nova tecnologia de navegação, mas sim uma mudança e evolução do conteúdo encontrado na Internet.
O principal conceito da Web 2.0 é tornar a Internet colaborativa, pois deixamos de apenas pesquisar e passamos também a criar novos conteúdos.
Antes da web 2.0 para conhecer mais um produto ou serviço, acessávamos o site do fabricante que possuía todas os detalhes e características que precisávamos conhecer para definir uma compra. Mas, depois de comprar um produto, acabávamos encontrando vários colegas e amigos que tinham uma critica decisiva sobre o produto que acabara de adquirir. Era tarde demais!
Hoje, para comprar um novo produto, acessamos o site do fabricante e verificamos suas especificações. As informações disponibilizadas pelo fabricante ajudaram a você a conhecer este produto, mas não são mais suficientes, pois a web 2.0 disponibiliza mais que informações técnicas, disponibiliza também o sentimento do consumidor.
Através de comentários em blogs pessoais, comunidades no Orkut ou Facebook e até tags no Twitter, analisamos o que consumidores como nós acharam do produto, pontos positivos e negativos. Estas informações realmente são decisivas para você fechar seu negócio.
Mas como a chave da Web 2.0 é o conteúdo colaborativo, deixamos de apenas pesquisar e passamos a criar conteúdos. Por isso, após você comprar e utilizar um produto você pode colocar em seu blog, twitter ou outro serviço sua opnião sobre o item, a empresa, o serviço prestado, entre outros. Isso permite a você dar sua opinião (e as vezes desabafar!) e o mais importante, esta informação será útil para outro consumidor que esteja interessado neste mesmo item.
Postar um comentário

Postagens populares