domingo, 5 de abril de 2009

Cotas, eu sou contra!

Essa semana, a revista Época publicou um artigo sobre Cotas Raciais nas Universidades. Aproveitei o assunto para escrever algo no blog.
Como não sou jornalista e nem tenho rabo preso a nada, posso deixar bem claro no blog que sou CONTRA as cotas para negros nas Universidades.
Todos dizem que negros tem menos oportunidades e por sua maioria ser de classe social mais baixa não tem acesso a educação de qualidade, isso justificaria a necessidade de cotas para ingresso no Ensino Superior.
Eu digo que negros (e brancos, e azuis e verdes!) tem acesso a educação nas escolas públicas, tudo bem que o ensino público não é dos melhores, mas como eu sou fruto do ensino público, entendo que todos que estudaram nas mesmas escolas públicas que eu tiveram as mesmas oportunidades.
Se uma pessoa de raça negra que tivesse estudado a vida inteira na mesma escola e mesma classe que eu, tivesse X pontos "de lambuja" no vestibular da UNICAMP, não seria injusto comigo?
Eu aceitaria discutir cotas nas universidades, mas se fossem direcionadas para classes sociais, porque é tão fácil enxergar que quem tem mais oportunidades são os ricos, que podem pagar um ensino de qualidade.
Se todas as classes tivessem a mesma qualidade no ensino, a decisão de ser alguem na vida caberia ao próprio individuo e não a sua cor da pele.

Qual sua opnião sobre este assunto? Comente!

Nenhum comentário:

Postagens populares