sábado, 17 de março de 2012

Gamefique sua vida para atingir suas metas


gameficação, claro, já é velha conhecida dos gamers, principalmente os usuários das plataformas XBox e Playstation, onde todos seus jogos utilizam este conceito através dos achievements e troféus, respectivamente. Esse conceito incentiva o jogador a jogar mais e "destravar" estes prêmios executando tarefas especificas e com complexidades variadas onde quanto mais difícil for a tarefa, mais valiosa é a recompensa. Com isso, o jogador passa mais tempo jogando determinado game que acaba tornando-o mais popular e por consequencia, mais lucrativo.

Esse termo com jeito de coisa de video game está em alta e vem se popularizando cada vez mais, principalmente pelo amplo uso deste conceito em aplicativos e que agora virou a menina dos olhos das agências publicitárias.

A melhor definição que encontrei sobre o que é Gameficação (ou Gamificação) é de Roberto Martini, CEO da agência de publicidade CUBOCC. Segundo Roberto, "Gameficar significa usar de técnicas e mecânicas de jogos para alavancar a interação e o engajamento de determinado público."

Para a grande maioria, a principal referencia de gameficação é a rede social Foursquare, que implementou com extremo sucesso as "badges" e "mayors" e com isso incentivou o uso frenético desta rede social que é moda no mundo todo e hoje faz escola. Com base no Foursquare, surgiram outras redes similares, como o Getglue, que tem como foco o compartilhamento de filmes, séries de TV, games e livros e oferece como incentivo, adesivos virtuais e com um determinado número de adesivos destravados, o usuário pode solicitar o envio físico destes para seu endereço.


Mas afinal, como a gameficação vai me ajudar a cumprir minhas metas?

Se na sua empresa, você trabalha com metas, você de certa forma, já está usando a gameficação. Mas pode incrementar isso criando "mini metas" e para cada mini meta cumprida, liberar troféus, adesivos, selos, post its ou qualquer outra coisa para incentivar e simbolizar o cumprimento desta meta.

Se sua função não é relacionada diretamente a metas, crie suas próprias e trabalhe para "destravá-las". Você pode criar coisas como por exemplo: fazer x cursos no ano, obter x certificados, atender a x clientes, finalizar x projetos, etc. Para cada uma destas metas cumpridas, você desbloqueia sua "badge" e quem sabe, pode até definir brindes ou presentes que você se dará para cada uma destas!

Se você acha que este conceito pode incentivar você e a seus colegas, sugira a seu chefe que implemente a gameficação no seu departamento. 

Eu já criei minhas metas, misturando um pouco do XBox com o Playstation. Chamei essas metas de "Achievements" e classifiquei como Ouro, Prata e Bronze, conforme a dificuldade de cada uma. Trabalhando para destravar estes achievements, tenho certeza que estarei na direção para cumprir as metas de minha empresa!

Leia mais sobre Gameficação:

GAME OVER

Postar um comentário

Postagens populares