quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Use a nuvem para aumentar sua produtividade

Muita gente acha que Computação em Nuvem ainda é apenas um conceito e está longe de ser colocado em prática. Aqui vão alguns serviços simples e básicos pra mostrar que a nuvem veio pra ficar:

Evernote: Solução simples e leve para capturar textos, imagens, videos e até audio e acessar de qualquer lugar. Com o Evernote, a informação capturada é processada, indexada e sincronizada automaticamente na nuvem. Você pode acessar posteriormente através de aplicativos no Mac, Windows, iOS, Android, webApp ou direto no site web. Ou seja, a informação estará disponível onde quer que você esteja e de forma organizada, já que o Evernote possui facilitadores para organizar a informação como cadernos e tags.
Quanto custa? O Evernote disponibiliza até 60mb mensais de capacidade de sincronização através de uma conta básica free. Se você precisar mais que isso, pode usar uma conta premium por US$ 5,00 por mês ou US$ 45,00 por ano para ter 1Gb de limite / mês. Pra um uso simples no dia-a-dia, a conta simples está de bom tamanho!



Instapaper: Você está navegando pela web e encontra um link super interessante mas precisa de tempo pra ler com calma e vai guardar pra ler mais tarde. O que você faz? Salva nos favoritos!?
Béééééé!!!! Resposta errada!
A grande maioria dos internautas faz isso e acaba deixando a lista de favoritos tão bagunçada que acaba se perdendo com tanto link misturado.
O Instapaper é uma solução simples que evita essa sujeira toda no seu browse. Basicamente é um serviço que permite salvar estes links on-line e acessá-los posteriormente de qualquer dispositivo conectado a web.
Através da sua lista de links você pode visualizar rapidamente o texto correspondente (consumindo menos banda) ou ver a página completa. Depois de consumir a informação você pode arquivar, deletar ou ainda marcar o link com estrela pra acessar depois novamente.
Como o Instapaper está bem consolidado hoje, diversos aplicativos possuem integração nativa para guardar links, como o Echofon - app de Twitter para iOS.
Quanto custa? O Instapaper é free, mas se você quiser ter um app no seu iPhone ou iPad pra acessar os links de forma rápida, tem que comprar o app (US$ 4,99). Mas fique tranquilo, pode acessar a página direto pelo browse sem gastar nada!



Google Calendar: O Outlook é uma ferramenta muito boa para gerenciar suas tarefas. Mas nem sempre você está na sua mesa e precisa que suas tarefas estejam na nuvem para acessa-las a qualquer hora pelo seu smarphone.
Sincronizar a agenda com o Google Calendar é uma boa pedida.
O Google Calendar pode ser sincronizado de forma nativa com o iCal, aplicativo de Calendário do Mac. Se você usa o Outlook, pode instalar um aplicativo chamado Google Calendar Sync que de tempos em tempos faz a sincronização da agenda do Outlook com o Google Calendar.
Para acessar do seu smartphone é muito fácil. Basta conectá-lo a conta do Google através de push. De tempos em tempos você receberá sua agenda atualizada onde estiver.
Com isso você pode gerencias suas tarefas pelo Notebook, smartphone ou direto no Google Calendar. Isso sim é flexibilidade!
Quanto custa? Nada, o serviço Google Calendar e o app Google Calendar Sync é free (o que custa caro é pagar pelo Outlook!)



Favoritos on-line: Fez aquela lista organizada de Favoritos, mas está usando mais de uma máquina? Sincronize seus Favoritos com o serviço do Google e tenha seus links prediletos onde estiver.
Se você utiliza o Google Chrome, basta ativar a sincronização em "Preferencias". Se você utiliza o Internet Explorer ou o Firefox, instale a barra de ferramentas do Google no browse e tenha seus favoritos nas nuvens!
Eu utilizo o Chrome há tempos. Troquei de notebook recentemente e fiquei espantado com a qualidade do serviço. Ativei no notebook antigo esta função e quando olhei para meu notebook novo, já estava tudo lá no browse (inclusive as extensões que tinha aplicado no browse anterior).
Quanto custa? Como (quase) tudo do Google, o serviço é free!



Dropbox: Este serviço é um tipo de pasta de arquivos na nuvem. Você instala o aplicativo no seu computador e define as pastas que irá sincronizar. A partir daí o Dropbox faz o serviço sozinho de forma automática. Você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar através da página do dropbox ou via app de seu smartphone ou gadget.
Você ainda pode compartilhar pastas do Dropbox com seus amigos e trocar arquivos entre si.
O serviço é muito rápido (claro, depende da sua conexão).
Quanto custa? Com a conta básica você tem 2Gb de espaço na sua pasta virtual sem custo algum. Se você precisa de mais espaço pode ter 50Gb por US$ 99,00 / ano ou ainda 100Gb por US$ 199,00 / ano. É espaço que não acaba mais!



Uso todos estes serviços e garanto que realmente aumentam a produtividade e facilitam a gestão de muitas informação, principalmente pra quem tem o trio notebook + smartphone + tablet.

Se você utiliza ou conhece algum serviço simples mas que ajuda a gerenciar as atividades do dia-a-dia, compartilhe conosco através dos comentários!

2 comentários:

Evandro de Almeida disse...

Sensacional a lista. Semanalmente tenho visitado a Chrome Web Store e sempre tem novidades para quem quer utilizar a nuvem.

Anônimo disse...

Marson, muito legal! Ja uso alguns e usarei outros com base nestas dicas. Parabens! (William)

Postagens populares