quarta-feira, 20 de julho de 2011

Nova Linha de MacBooks Air é poderosa!

Apple atualiza sua linha de MacBooks Air nesta quarta-feira.

Hoje comprovei minha teoria sobre atualização de tecnologia. Essa teoria diz: "Para saber quando haverá atualização de determinado gadget (notebook, smartphone, tablet, etc), basta comprar um. Na semana seguinte será anunciada a nova versão".


Comprei finalmente um MacBook Pro outro dia e pouco mais de uma semana depois... MacBook Air é atualizado e se torna tão potente quanto o Pro! Lamentação a parte, vamos ao que interessa.

Já era esperada esta atualização do hardware do Macbook Air, a Apple resolveu esperar um pouco apenas para liberar as novas máquinas já com o OS X Lion, seu novo sistema operacional.

Afinal, o que mudou?
Por fora, o MacBook Air é a mesma coisa, tela de 11"ou 13", fino e leve. Por dentro bate um novo coração: Processadores Intel i5 e i7.
A memória foi turbinada, de 2GB, agora há opção para 4GB.
Outra novidade é o teclado retroiluminado. Só quem já usou esse recurso, sabe como faz diferença!
Além dessas melhorias, também foram implementadas portas thunderbolt, som estéreo, 3 portas USB e trackpad Multi-Touch (que, convenhamos é muito útil com OS X Lion) e câmera FaceTime HD.

Pra resumir as novidades, a linha de MacBooks Air está mais potente e briga "pau a pau" com a linha Pro, pois mesmo com um processador um pouco inferior (i7 1,8Ghz do Air x i7 2,7GHz do Pro), isso porque o armazenamento em memória SSD (Solid State Drive), além de ser um alívio no peso e mais seguro, tem uma velocidade de gravação muito superior ao tradicional "hdzão" e combinado com os novos processadores, dá um poder de processamento incrível aos levinhos.

O único ponto negativo que eu vejo é a capacidade de expansão da memória, que está retrita a 4GB, sendo que o MacBook Pro chega até 8GB. Pra quem compra pensando em uso a longo prazo, esse ponto pode pesar.

Vale a pena comprar?
Já que o MacBook Air e o Pro estão bem parecidos, responda as perguntas abaixo e saiba se você deve optar ou não por esta belezinha de 1,3kg:
a) Você tem um grande volume de dados em disco que necessita ter disponível no dia-a-dia?
b) Você necessita utilizar CD ou DVD com frequência?
c) Você pretende ficar com esta máquina por menos de 3 anos?
d) Você tem dinheiro sobrando?

Se a maioria das respostas for NÃO, você não é um candidato a possuir um MacBook Air. Explico o por quê:
a) A capacidade básica de armazenamento do MacBook Air é de 128GB, você pode expandir para 256GB mas vai gastar um belo dinheiro nisso;
b) Um dos motivos dele ser fino é a ausência do drive de CD/DVD
c) A restrição de expansão da memória pode tornar a "vida útil"menor já que daqui a 4 anos você vai precisar de mais memória (cada dia mais)
d) Uma configuração equivalente entre Air x Pro (sem contar capacidade do HD) é em média R$ 1000,00 mais caro.

No final das contas, se eu não tivesse comprado meu Pro a preço de banana, ficaria caído por um Air!

Nenhum comentário:

Postagens populares