quinta-feira, 3 de março de 2011

Foco e concentração por "A Rede Social"

Quem já assistiu o filme A Rede Social (The Social Network) talvez tenha reparado que em diversas cenas, algum personagem tenta ter a atenção de algum programador e ouve: "-He is wired!".

Mas o que isso significa?

Numa tradução livre "He is wired" pode ser entendido como "Ele está ligado/conectado". No filme essa frase é usada para indicar quando um programador está concentrado em um trabalho e neste caso a concentração e o foco são totais.

No Facebook, quando um programador está "conectado" ele deve se dedicar única e exclusivamente ao trabalho executado, ignorando tudo que está ao seu redor, não importa se está rolando um papo sobre o Ipad 2 ou se o Mark Zuckerberg está "desfilando" na sua frente.

Este método de foco e concentração trás resultados altissimos de ganho de produtividade. Já reparou como a gente se distrai rapidamente vendo tweets, e-mail, conversas da mesa do lado, etc.?



Experimente executar alguma atividade "wired in". Se desconecte do resto do universo e foque apenas no sua atividade. Eu testei este método e o resultado foi incrível. Posso dizer que o resultado foi um ganho de produtividade de mais de 30%.

Aí seu chefe vai dizer: "Então fique wired in o dia todo!".
Não vai dar! Este método pode ser comparado aquele "sprint" que o corredor dá no final da corrida. Você não acha que se fosse fácil o cara não iria correr todos os 10k naquela velocidade???

Nenhum comentário:

Postagens populares