domingo, 26 de setembro de 2010

IE9 Beta - Primeiras impressões

A Microsoft criou vergonha na cara e atualizou (de verdade) seu navegador padrão, Internet Explorer.O vovô da web está de volta e totalmente repaginado!
Em 2008, decidi testar o Firefox (na época, versão 3.0). Não me adaptei e deixei de lado. Depois resolvi dar mais uma chance e acabei tornando-o o meu navegador padrão. Principal motivação: O uso de extensões para complementar a experiência web.
Ainda em 2008, sai o Google Chrome. Recursos parecidos com o Firefox, mas com um aproveitamento da tela incrível.  Tudo que eu precisava estava disponível no browser e ainda com uma navegação parecendo tela cheia.
Eis que a Microsoft assiste a ascensão de seus concorrentes e decide tomar uma atitude. Criou o IE9.



Dá pra destacar algumas alterações significativas no IE9:
  1. Interface mais clean: OK, copiou do Chrome, mas é a tendência, fazer o que?!;
  2. Pesquisa incorporada na barra de endereços: Isso também não é novidade, mas facilita a navegação, pois você só tem um caminho. Se você sabe o endereço vai direto, se não sabe digite o que está procurando e a busca é feita. É óbvio que é através do Bing (mas você pode sacanear a Microsoft e usar o Google como padrão);
  3. Barra de notificação no rodapé: Aquelas mensagens que o IE jogava na tua cara e atrapalhava a navegação foram redirecionadas para o rodapé do navegador. É um lugar muito bom para exibi-las, pois o final da página é ultimo lugar que alguém olha, certo?! Chrome e Firefox usam o recurso de barra de notificação, mas logo no inicio da página.
  4. Novo gerenciador de downloads: Permite acompanhar e gerenciar melhor os downloads com recursos como pausar e reiniciar um download;
  5. Aceleração de hardware: A Microsoft promete uma experiência mais veloz de navegação, otimizando o aproveitamento do processador gráfico do computador.
Como o IE9 não tem código aberto, por enquanto nada de extensões mágicas como temos nos outros navegadores. Quem utiliza estas extensões sabe o quanto são úteis e esta ausência com certeza será um impedimento para voltar ao IE. Digo "voltar"  mesmo, pois 99% dos usuários começaram a navegar na web através do Internet Explorer. Por isso, o IE e a Microsoft ainda merecem nosso respeito!

Ah, já ia me esquecendo: O IE9 não vai rodar no Windows XP. Esta versão de S.O não tem os recursos gráficos do Vista ou 7, necessários para esta versão de navegador.

Quem quiser baixar e brincar um pouco com o IE9, faça o download direto pela página da Microsoft.

Nenhum comentário:

Postagens populares