quarta-feira, 23 de julho de 2008

A Apollo 13 e o ERP

Você deve estar se perguntando: O que tem a ver aquela famosa missão tripulada à lua e o ERP?
Um dos problemas (dos muitos que a tripulação teve!) ocorrido naquela missão e como ele foi superado nos ensina muito sobre a implantação de um ERP:

Como ligar os filtros de limpeza do gás carbônico dentro do Módulo Lunar, sendo que o bocal destes filtros era quadrado e o encaixe do Módulo de Comando era redondo?

Através de adaptação e muita improvisação, a ligação foi feita através de uma engenhosa combinação de tubos, papelão, sacos plásticos de carga e filtros de metal do Módulo de Comando, todos presos juntos por uma boa quantidade de fita isolante. Um dia e meio após o acidente, as equipes do solo haviam desenhado e construído um dispositivo que funcionou e eles passaram as instruções por rádio para a tripulação, cuidadosamente guiando seus passos durante cerca de uma hora para que então essa engenhoca fosse reproduzida e instalada na nave.

As soluções de ERP são geralmente baseadas nas "melhores práticas" de trabalho. Muitas vezes num processo de implantação, alguns processos do cliente não têm exatamente a mesma "cara" do processo padrão da solução ERP escolhida. Quem acompanha e participa de um projeto de implantação, certamente vai se identificar com a situação vivida pela tripulação. Um dos grandes desafios da implantação é justamente conseguir adaptar as ferramentas e rotinas da solução ERP ao processo do cliente.
A exemplo do que foi feito pela equipe de apoio da Apollo 13, o trabalho da equipe envolvida no projeto de implantação deve ter como "missão" implantar e adaptar as centenas de rotinas de diversas áreas e transformar esse conjunto de rotinas em processos definidos integrados.

Num mercado que oferece soluções parecidas, a capacidade de adaptação é um diferencial que permitirá aproveitar ao máximo a capacidade da solução escolhida.

Mais sobre Apollo 13: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apollo_13
Assista o filme: Apollo 13 (1995), dirigido por Ron Howard, estrelado por Tom Hanks, Kevin Bacon, Bill Paxton, Gary Sinise e Ed Harris.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marson,

Excelente. A comparação ilustra bem os desafios da implantação de um ERP. Importante salientar a necessidade de análise na implantação, porque os processos de diferentes empresas se adequam de forma diferente ao conceito do ERP.

Postagens populares